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22.05.2020 às 10:59h - atualizado em 22.05.2020 às 14:07h - Saúde

VIVA BEM: Alimentação e imunidade

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

VIVA BEM: Alimentação e imunidade
Gisele Vizzotto - Assessoria de Imprensa

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Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores como vírus, bactérias ou fungos que possam nos causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a infecções e quadros como gripes e resfriados;

O fortalecimento do sistema imunológico é uma medida necessária para que a nossa recuperação seja mais eficiente e cause menos danos à saúde. Para isso, é importante que a pessoa use a nutrição e os bons hábitos de vida como aliados.

O consumo regular de alguns alimentos auxilia no fortalecimento imunológico:

- Aumente o consumo de alimentos antioxidantes, ricos em vitaminas e minerais;

- Alimentos ricos em Vitamina C como frutas cítricas, laranja, limão, bergamota, acerola e kiwi;

- Alimentos de cor verde escura são ricas em ácido fólico como brócolis, couve e espinafre;

- Insira na rua rotina, o consumo de alimentos que possuem o poder anti-inflamatório natural e atividade antimicrobiana como alho, cebola, cúrcuma, gengibre e limão;

-Alimentos ricos em zinco, magnésio e vitamina E como as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola);

- Alimentos fonte de ômega 3 como azeite de oliva e salmão;

- O consumo regular de iogurtes probióticos que ajudam a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal;

- Inclua na sua rotina o consumo de chás antioxidantes, como chá verde, hibisco, gengibre, romã e cúrcuma;

- O consumo regular de própolis devido seu grande poder antibacteriano e antiviral;

- Mantenha a rotina de tomar 15 minutos de sol por dia, antes das 10h da manhã e após as 16h da tarde. A vitamina D é aliada no fortalecimento do sistema imune;

- Hidrate-se durante todo o dia. É indicado o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Faça a água saborizada, utilizando vários tipos de frutas e chás como laranja, limão, abacaxi, gengibre, hortelã e cidreira;

E lembre-se: Não existe milagre ou poção mágica. Aproveite este momento para se recolher, cuidar da mente, descansar e incluir bons hábitos alimentares e de estilo de vida.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste
Rafaela Picon – Nutricionista Clínica - CRN/10 2931
Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333

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Fonte: Gisele Vizzotto - Assessoria de Imprensa

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