Publicidade

02.10.2017 às 15:10h - atualizado em 03.10.2017 às 08:24h - Saúde

Mudanças de hábitos diminuem a probabilidade e consequências do câncer de próstata

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Mudanças de hábitos diminuem a probabilidade e consequências do câncer de próstata
Divulgação / Portal Peperi

Continua depois da publicidade

O câncer de próstata é um dos principais cânceres entre os homens. No Brasil, em 2016, foram identificados aproximadamente 61 mil novos casos, correspondendo à 25% de todos os tumores diagnosticados. Deste total, cerca de 8 mil pacientes morrem por ano.

Os fatores de risco principais para o desenvolvimento da doença são: dieta rica em carne vermelha;l, tabagismo, histórico familiar, idade, devido ao tempo de exposição da próstata aos hormônios masculinos, etnia e genética, principalmente em famílias com mutação do Gene BRCA 1 e 2, entre outros.

O rastreio precoce do Câncer de Próstata pode ser realizado a partir do exame de sangue (PSA - Antígeno Prostático Específico). Caso se opte pelo rastreio, o exame deverá ser realizado com uma periodicidade de 2 a 4 anos, dependendo do perfil do paciente.

Outro exame indicado é o Toque Retal, realizado para pacientes com idade a partir de 50 anos. O exame de toque não é recomendado para o rastreio. Do ponto de vista prático, cabe ao médico, seja o clínico de confiança, urologista ou oncologista, estimar os fatores de risco, sintomas relacionados à próstata, e discutir com o paciente sobre a realização do Rastreio Precoce.

De maneira geral, essa conversa deve iniciar aos 50 anos com a população masculina. Aos 45 anos com pacientes considerados de alto risco, como com história familiar positiva e famílias com mutação do Gene BRCA. Inicialmente a associação PSA + Toque Retal foi considerada ideal por vários consensos.

Diante disso, alguns cuidados podem diminuir a probabilidade do câncer de próstata, através de hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, práticas de atividades físicas e a inibição do uso de drogas licitas. Evite também o agravamento da doença realizando diagnóstico precocemente, diminuindo os possíveis reflexos na qualidade de vida.

Dr. Vinicius Negri Dall’Inha

Cirurgião Oncológico e Geral

Cremesc 15.904 – RQE 13771 / 13770

- Matérias relacionadas:

> A dependência de duas drogas lícitas: álcool e cigarro

> Hospital Regional discute a Importância da Prevenção

> Reeducação alimentar controla a pressão arterial e evita o uso de medicamentos

> Diagnóstico precoce do câncer de mama permite alto índice de cura

> Doença Cardiovascular: Vida saudável ajuda a prevenir infartos

> Atividade física e alimentação adequada auxiliam a prevenir a obesidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
Advocacia Fávero
AL Contabilidade

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.