Publicidade

01.11.2017 às 13:24h - atualizado em 01.11.2017 às 13:26h - Saúde

A importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

O termo Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), foi substituído por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A substituição se deve pela possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros micro-organismos. Dentre estes destacam-se HIV, sífilis, hepatites, gonorreia, clamídia, herpes genital e o HPV.

A principal via de transmissão é através do contato sexual (oral, vaginal e anal), sem o uso de preservativos, com uma pessoa infectada. Também pode ocorrer a transmissão de mãe para filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

A taxa de detecção de AIDS no Brasil tem apresentado estabilização nos últimos dez anos, com uma média de 20,7 casos/100 mil habitantes, prevalecendo o sexo masculino. Pesquisas apontam que, apesar desta estabilidade, verifica-se um aumento entre adolescentes homossexuais e idosos.

Em São Miguel do Oeste, no ano de 2016, foram notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) 239 casos de IST, destes 28% são de Síndrome do Corrimento Cervical em Mulheres, 20% de Sífilis em Adulto e 18% de Hepatites Virais.

Levando em conta todos os dados apresentados, ressaltamos que o método mais eficaz para a prevenção de transmissão das IST, é o uso da camisinha (masculina ou feminina) em qualquer tipo de relação sexual. Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde.

Algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis, podem não apresentar sinais e sintomas, e se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até a morte.

A realização do tratamento de pessoas portadoras de IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Enfermeira do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Natacha C. M. Zappani

COREN/SC 383814

- Matérias relacionadas:

> A dependência de duas drogas lícitas: álcool e cigarro

> Hospital Regional discute a Importância da Prevenção

> Reeducação alimentar controla a pressão arterial e evita o uso de medicamentos

> Diagnóstico precoce do câncer de mama permite alto índice de cura

> Doença Cardiovascular: Vida saudável ajuda a prevenir infartos

> Atividade física e alimentação adequada auxiliam a prevenir a obesidade

> Mudanças de hábitos diminuem a probabilidade e consequências do câncer de próstata

> Acompanhamento médico regular e vida saudável visam controlar o diabetes

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.