Publicidade

15.01.2018 às 08:14h - atualizado em 15.01.2018 às 08:21h - A pedido

Aspectos ortopédicos e traumatológicos

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

O setor de ortopedia do HRTGB oferece atendimentos até média complexidade, desde o diagnóstico de doenças ortopédicas até a realização de cirurgias conforme a necessidade de cada cliente. A ortopedia vem se destacando nos últimos anos, em virtude do número de pessoas atendidas no setor. Seu campo de ação consiste na prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sistema músculo esquelético, estas alterações causam dor, deformidades e perda da função, fazendo com que o indivíduo procure o atendimento o mais breve possível, seja para o tratamento cirúrgico ou conservador.

O trauma é um agravo à saúde, definido como um evento nocivo caracterizado por alterações estruturais ou pelo desequilíbrio fisiológico do organismo resultante da troca de energia entre os tecidos e o meio. É considerado uma morbidade que compromete a funcionalidade do indivíduo e sua participação social, familiar e econômica na sociedade. Milhões de pessoas sofrem algum tipo de traumatismo, contribuindo com uma em cada seis internações hospitalares. O trauma ocupa espaço de destaque nas estatísticas de diagnósticos e internações hospitalares, caracterizando-se como um grave problema de saúde pública, uma vez que atinge a população mais jovem com maior participação no mercado de trabalho. Conhecer a origem do trauma se torna essencial para descrever a morbidade, a incapacidade e as limitações das vítimas que sofrem algum tipo de fratura, bem como definir o alvo mais importante para a prevenção a partir da gravidade das lesões ocorridas.

Os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, carros e pedestres constituem parcela importante das vítimas de trauma ortopédico atendidos no setor de ortopedia do HRTGB. O perfil dos pacientes internados por trauma possui a predominância de indivíduos jovens, principalmente do sexo masculino, a maior parte das vítimas sendo motociclistas. Os dados coletados demonstram uma situação preocupante, tendo em vista o risco de morte ou de sequelas graves, muitas vezes incapacitantes e permanentes, provocadas pelo trauma ortopédico. Diante desse cenário, medidas preventivas do trauma ortopédico associadas à conscientização da população e responsabilidade para que condutores sejam estimulados a dirigir com segurança. Serão ministradas palestras educativas apresentando possíveis consequências de uma trafegabilidade irresponsável, em autoescolas juntamente com o curso de formação de condutores, visando orientar os motoristas para um comportamento seguro no transito, conscientizando a população para prevenir fraturas e até mortes.

Na proposta de ação de enfermagem a prevenção de acidentes relacionado com as fraturas, dá-se o fortalecimento desse sistema que contribui para a prevenção de fraturas leves ou graves. Reduzindo o número de indivíduos acidentados e diminuindo as internações relacionadas com acidentes de trânsito assim como o número de famílias afetadas por esse transtorno e proporcionando melhor qualidade de vida a toda a população.

Enfermeira coordenadora do setor de Ortopedia Janete Severgnini Faust

- Matérias relacionadas:

> A dependência de duas drogas lícitas: álcool e cigarro

> Hospital Regional discute a Importância da Prevenção

> Reeducação alimentar controla a pressão arterial e evita o uso de medicamentos

> Diagnóstico precoce do câncer de mama permite alto índice de cura

> Doença Cardiovascular: Vida saudável ajuda a prevenir infartos

> Atividade física e alimentação adequada auxiliam a prevenir a obesidade

> Mudanças de hábitos diminuem a probabilidade e consequências do câncer de próstata

> Acompanhamento médico regular e vida saudável visam controlar o diabetes

> A importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis

> Uso racional de medicamentos: os riscos da automedicação

> Viva Bem - Sucesso no aleitamento materno exclusivo

> Um novo olhar sobre a prevenção

> Programa Viva Bem do Hospital Regional: Cuide da sua coluna

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.