Publicidade

18.09.2017 às 09:41h - atualizado em 18.09.2017 às 13:15h - Saúde

Atividade física e alimentação adequada auxiliam a prevenir a obesidade

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade, estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos, psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30.

A obesidade já se tornou um fenômeno mundial. Esta é a principal conclusão de um novo estudo publicado no New England Journal of Medicine. O estudo, estima que atualmente 10% da população global seja obesa. Um total de 107,7 milhões de crianças e 603,7 milhões de adultos. No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. O excesso de peso acomete 40% da população brasileira.

A obesidade está associada a diversas doenças como a diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, dislipidemias, renais e diversos tipos de câncer. As doenças crônicas não transmissíveis pioram a condição de vida e podem matar.

Pesquisadores apontaram que 4 milhões de pessoas morreram em 2015 em função do sobrepeso, ou seja, 7% de todas as mortes. O número é expressivo por ser maior do que as mortes causadas por acidente de carro, Alzheimer e terrorismo somadas. A falta de prática de exercícios físicos, bem como a alta ingestão de calorias, sempre teve um grande peso quando se fala sobre o que leva à obesidade. “Se você quiser comer melhor comece descascando mais e desembalando menos”.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias.

Nutricionista Clínica do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Rafaela Picon

CRN/10 2931

- Matérias relacionadas:

> A dependência de duas drogas lícitas: álcool e cigarro

> Hospital Regional discute a Importância da Prevenção

> Reeducação alimentar controla a pressão arterial e evita o uso de medicamentos

> Diagnóstico precoce do câncer de mama permite alto índice de cura

> Doença Cardiovascular: Vida saudável ajuda a prevenir infartos

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
Advocacia Fávero
AL Contabilidade

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.