18.11.2023 às 11:34h - atualizado em 19.11.2023 às 10:05h - Chuvas

Mais de 80 edificações são atingidas pela cheia do Rio Uruguai em Itapiranga

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Mais de 80 edificações são atingidas pela cheia do Rio Uruguai em Itapiranga
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, André Rauber, um levantamento preliminar aponta que 54 estabelecimentos comerciais foram inundados, 33 residências atingidas pela água causando desalojamento dos moradores. 10 cassas de camping também foram inundadas no interior.

Os transtornos e prejuízos também ocorrem em ruas, pontes e outros locais públicos da cidade e interior. Ás áreas de lazer Barra do Macaco, em linha Laranjeira e Marco Três Fronteiras, em linha Aparecida, estão completamente tomadas pela água. Mais uma vez os prejuízos são elevados para o município e para proprietários de áreas afetadas pela enchente.

A solidariedade contribui em momento difícil para pessoas atingidas por enchente do Rio Uruguai em Itapiranga. O município disponibilizou o Complexo Oktober para depósito de materiais e bens móveis de empresas e moradores de áreas próximas ao rio. Conforme o Diretor de Urbanismo de Itapiranga, Nelson Arenhardt, empresas da cidade utilizaram espaços externos do Complexo Oktober e também o Pavilhão 'C' para o depósito de materiais.

Vizinhos, amigos e familiares também cederam salas e outros espaços vazios para a colocação dos bens móveis dos atingidos pela cheia do Rio Uruguai. Nelson Arenhardt comenta que várias entidades do município estão empenhadas para minimizar os efeitos negativos da enchente.

O nível máximo foi atingido às 7 horas deste sábado, 18, em 13,68 metros, tendo em seguida estabilizado e começado a reduzir. Conforme a atualização das 11 horas, o nível do Rio Uruguai está em redução, em 13,58 metros, uma baixa de dois centímetros na última hora.

- Matérias relacionadas:

1.Nível do Rio Uruguai ultrapassa 11 metros em Itapiranga; Travessia de balsa está suspensa

2. Defesa Civil estima que nível do Rio Uruguai chegue a 12,50 metros em Itapiranga

3. Fotos: Nível do Rio Uruguai ultrapassa 12,50 metros em Itapiranga

4. Com nova avaliação da Defesa Civil, nível do Rio Uruguai pode atingir 13,50 metros em Itapiranga

5. Atualização: Nível do Rio Uruguai em Itapiranga atinge 13,68 metros acima do normal

6. IMAGENS: Nível do Rio Uruguai está reduzindo


Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.