17.11.2023 às 10:20h - atualizado em 17.11.2023 às 10:36h - Chuvas

Defesa Civil estima que nível do Rio Uruguai chegue a 12,50 metros em Itapiranga

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Defesa Civil estima que nível do Rio Uruguai chegue a 12,50 metros em Itapiranga
Foto: Elias Teixeira/Rede Peperi

Itapiranga registra a quarta cheia do Rio Uruguai em 40 dias. O Nível do Rio Uruguai já chega próximo dos 12 metros e a Defesa Civil do município estima a cota de 12,50 metros nas próximas horas.

Com a elevação do nível do rio em virtude das constantes chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, juntamente com o Comitê de Crise, esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 17, para avaliar o cenário de elevação do nível do rio.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, André Rauber, destacou em entrevista à Rádio Itapiranga, que a Defesa Civil iniciou o monitoramento do nível do rio ainda na tarde desta quarta-feira, 15, quando atingiu 5,64 metros acima do normal. Nesta quinta-feira, 16, com a considerável elevação do nível, foi acionado um plano de contingência, alertando a população ribeirinha e estabelecimentos comerciais com área próxima do rio.

André Rauber cita que a média de elevação das últimas horas era de 20 centímetros por hora. Com a previsão de mais chuva em toda bacia do Rio Uruguai para esta sexta, 17, e sábado, 18, a tendência é de elevação. Na reunião desta sexta-feira, 17, foram avaliadas diversas precipitações, principalmente de outros eventos climáticos vivenciados nos últimos dias.

Em 40 dias foram quatro cheias registradas, sendo a maior registrada em 18 de outubro, quando o nível do rio chegou a 12,14 metros acima do normal. A água já invadiu também a Avenida Uruguai. André Rauber solicita que a população continue acompanhando as informações e atualizações do órgão para as novas previsões.

O Prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, também esteve reunido com os órgãos de monitoramento e ressaltou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de outros órgãos que trabalham para auxiliar e informar moradores a respeito da cheia do Rio Uruguai. De acordo com o prefeito, alguns moradores e estabelecimentos na Avenida Uruguai e Beira Rio já retiraram seus pertences e materiais. Para as demais pessoas, o prefeito citou a necessidade de permanecer em alerta.

A ala 'B' e 'C' do Complexo Oktober está disponível para quem necessitar guardar pertences e a prefeitura está disponibilizando veículos para o transporte dos materiais e móveis. Ribas disse que a equipe está atenta, acompanhando a vazão do rio que está superior e trazendo informações precisas. O prefeito destacou também que as secretarias estão trabalhando em situações emergenciais em estradas e locais mais atingidos pela chuva.

De acordo com a Defesa Civil, várias pontes e estradas estão interrompidas. A ponte do entroncamento Beira Rio/Arroio Jaboticaba, Olaria sobre o Rio Dourado, Ponte de Santa Fé Baixa, volta de Chapéu e ponte de Linha Chapéu, estrada da Cerâmica Barth e Porto Rodhe, Ponte do Colégio Agrícola e Ponte sobre o Rio Macaco Branco em Linha Laranjeira, na ITG 070.

A Barca Aliança, que faz a travessia de Itapiranga/SC a Barra do Guarita/RS, suspendeu a passagem de veículos ainda na noite desta quinta-feira, 17. Desde outubro, esta já é a quarta vez que a empresa precisou interromper a travessia por questões de segurança.

Foto(s): Elias Teixeira/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.