18.11.2023 às 11:18h - atualizado em 18.11.2023 às 11:41h - Chuvas

IMAGENS: Nível do Rio Uruguai está reduzindo

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

IMAGENS: Nível do Rio Uruguai está reduzindo
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

O nível do Rio Uruguai chegou em seu nível máximo às 7 horas deste sábado, 18, em 13,68 metros, tendo em seguida estabilizado e começado a reduzir, gerando um certo alívio da população. Por outro lado, várias casas e estabelecimentos foram atingidos pela água, gerando muitos transtornos e prejuízos. Também voltou a chover neste sábado, 18, gerando incertezas.

O cenário é monitorado pela Defesa Civil. Os Integrantes do Comitê de Crise estiveram reunidos pelo menos três vezes nesta sexta-feira, 17, para avaliar a elevação do nível do Rio Uruguai e definir ações.

A primeira estimativa era da cota de 12,50 metros. Em uma segunda reunião, a cota aumentou para 13 metros. E no final da tarde de sexta, 17, com a elevação do nível do rio e o incremento nas vazões, a Defesa Civil emitiu o alerta de que o nível poderia atingir os 13,50 metros, o que realmente foi confirmado.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, André Rauber, o alerta havia sido repassado relacionado com a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, que passava por um período de altas vazões, vertendo acima do habitual. Na Redução de dois mil metros cúbicos por segundo, ocorreu indicativo de redução do nível.

Na medição publicada às 11 horas deste sábado, 18, a Usina Foz do Chapecó apresentava uma vazão vertida de 24.936 metros cúbicos de água por segundo.

Conforme a atualização das 11 horas, o nível do Rio Uruguai está em redução, em 13,58 metros, uma baixa de dois centímetros na última hora.

- Matérias relacionadas:

1.Nível do Rio Uruguai ultrapassa 11 metros em Itapiranga; Travessia de balsa está suspensa

2. Defesa Civil estima que nível do Rio Uruguai chegue a 12,50 metros em Itapiranga

3. Fotos: Nível do Rio Uruguai ultrapassa 12,50 metros em Itapiranga

4. Com nova avaliação da Defesa Civil, nível do Rio Uruguai pode atingir 13,50 metros em Itapiranga

5. Atualização: Nível do Rio Uruguai em Itapiranga atinge 13,68 metros acima do normal

Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.