30.11.2021 às 15:58h - atualizado em 30.11.2021 às 21:08h - Saúde

Paciente com sintomas gripais deve procurar atendimento médico, afirma infectologista

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Paciente com sintomas gripais deve procurar atendimento médico, afirma infectologista
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

Já se passaram quase dois anos de pandemia e, agora, as fases de flexibilização estão avançando cada vez mais em diversas partes do Brasil. Mas, a possibilidade de não utilizar máscaras em locais abertos, campanha de vacinação avançada, e eventos com público não significam que a pandemia passou. O novo coronavírus ainda preocupa, e o aparecimento de novas cepas coloca o país e o mundo em alerta.

De acordo com a médica infectologista, Priscila Garrido, apesar das flexibilizações a população deve manter as regras sanitárias vigentes. Além da utilização de máscaras em locais fechados, higiene dos espaços e mãos e distanciamento social são medidas extremamente necessárias.

A médica salienta que uma preocupação é com os pacientes sintomáticos, aqueles que mesmo com sintomas não respeitam as regras sanitárias, e acabam expondo outras pessoas ao risco de contaminação. Ela enfatiza que a doença tem se destacado muito mais que gripes e resfriados, e que ao apresentar sintomas gripais, o paciente deve procurar atendimento médico, se afastar do trabalho, realizar o exame e cumprir a quarentena adequadamente.

Outra preocupação da médica é com as novas variantes do Coronavírus. Priscila reforça que infecção pela inalação do vírus quando estiver perto de alguém que tenha COVID-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões.

- Clique aqui e ouça a entrevista.

Foto(s): Marcos de Lima e Cristian Losch / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.