27.04.2020 às 11:44h - atualizado em 27.04.2020 às 15:22h - Coronavírus
A divulgação ocorreu neste domingo pelo boletim diário do Governo do Estado sobre os casos de Covid-19 em Santa Catarina, e confirmada também pela administração de Tunápolis.
Conforme o secretário de Saúde, Aquiles Bamberg, a confirmação do caso é recebida com apreensão, tanto pela administração como pela população, mas como o vírus está circulando em todo o país o município não estava livre de registrar a doença, apesar de todos os cuidados adotados.
Bamberg enfatiza que a paciente com os sintomas suspeitos de coronavírus procurou a unidade de saúde na madrugada de quinta para sexta-feira. Assim que o médico de plantão constatou a suspeita de Covid-19 a mulher foi encaminhada para coleta do material ainda nas primeiras horas de sexta-feira. A paciente é uma mulher jovem, entre 20 e 30 anos, que mora em Derrubadas, Rio Grande do Sul, mas que possui familiares no interior de Tunápolis. O município gaúcho foi comunicado sobre a confirmação da doença, para que também faça o monitoramento das pessoas que possam ter tido contato com a paciente.
O secretário de Saúde de Tunápolis enfatiza que ainda na noite deste domingo a família da paciente foi visitada para o repasse de orientações, e cerca de dez pessoas próximas a mulher que teve resultado positivo para Covid-19 permanecem em isolamento domiciliar. Ele lembra que todos os familiares também já realizaram coleta para averiguar se houve a transmissão comunitária do vírus. O resultado deverá ser divulgado em cerca de dois dias. Aquiles Bamberg afirma que a paciente está bem, não apresentando sintomas, mas permanece em isolamento.
O secretário reforça a importância das pessoas manterem os cuidados com higiene, do distanciamento social e o uso de máscaras para evitar mais casos da doença.
Aquiles Bamberg lembra que um decreto municipal emitido pelo prefeito também proíbe a circulação dos vendedores ambulantes, como forma de evitar a transmissão do vírus.
O secretário enfatiza que o município já trabalha com o revezamento das equipes na unidade de saúde, e com a triagem dos pacientes, mas irá redobrar os cuidados. Bamberg afirma ainda que é preciso tranquilizar a população para que continue adotando as medidas de prevenção, mas também evitar abalos emocionais.
Comentar pelo Facebook