17.11.2023 às 19:17h - atualizado em 17.11.2023 às 21:05h - Chuvas

Com nova avaliação da Defesa Civil, nível do Rio Uruguai pode atingir 13,50 metros em Itapiranga

Às 21 horas desta sexta-feira, 17, o nível chegou a 13,06 metros.

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Com nova avaliação da Defesa Civil, nível do Rio Uruguai pode atingir 13,50 metros em Itapiranga
Foto: Jonathan Körbes/Rede Peperi

Integrantes do Comitê de Crise estiveram reunidos novamente no final da tarde desta sexta-feira, 17, no quartel do Corpo de Bombeiros, para avaliar a elevação do nível do Rio Uruguai e definir ações para as próximas horas.

Com o cenário ainda de elevação, a Defesa Civil aumentou a cota do nível para 13,50 metros nas próximas horas. A estimativa inicial era de 12,50 metros na manhã desta sexta-feira, 17. Durante a tarde, com a elevação do nível do rio e o incremento nas vazões, a Defesa Civil emitiu o alerta de que o nível poderia atingir aos 13 metros, e posteriormente, a cota foi aumentada para 13,50 metros.

Moradores e comerciantes nesta cota já retiraram seus materiais e pertences.

Conforme o Secretário de Planejamento de Itapiranga, Maciel Welter, a análise é feita de hora em hora pela Defesa Civil, e a situação muda a cada momento. Maciel Welter informou que a cota de 13,50 metros pode ser atingida na madrugada deste sábado, 18, se as vazões das usinas na bacia do rio Uruguai continuarem aumentando.

O rio ainda não estabilizou e causa preocupação. Às 21 horas desta sexta-feira, 17, o nível chegou a 13,06 metros, um aumento de 10 centímetros na última hora. Mesmo não chovendo nesta tarde, ainda há previsão de elevação conforme as avaliações realizadas pela Defesa Civil.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros, André Rauber, a preocupação é relacionada com a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, que está passando por um período de altas vazões, vertendo acima do habitual. Na última medição publicada às 19 horas desta sexta-feira, 17, a Usina Foz do Chapecó apresentava uma vazão vertida de 28.507 metros cúbicos de água por segundo.

Uma nova avaliação será feita às 22 horas pelo Comitê de Crise, para estabelecer novas medidas. O Prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, segue acompanhando a situação com os órgãos responsáveis pelo monitoramento e ressaltou a importância do trabalho que é desenvolvido para auxiliar e informar moradores a respeito da cheia do Rio Uruguai. De acordo com o prefeito, as pessoas devem acompanhar as informações oficiais e permanecer em alerta.

A ala 'B' e 'C' do Complexo Oktober está disponível para abrigar pertences de moradores e estabelecimentos que precisam evacuar as áreas. A prefeitura está disponibilizando veículos para o transporte dos materiais e móveis.

Foram registradas em 40 dias, quatro cheias no município, sendo esta a maior, superando o dia 18 de outubro quando o nível do rio chegou a 12,14 metros acima do normal.

LOCAIS INTERDITADOS:

Ponte no entroncamento Beira Rio/Arroio Jaboticaba;
Ponte Olaria em Linha Dourado;
Ponte de Santa Fé Baixa;
Volta de Chapéu e Ponte de Chapéu;
Estrada da Cerâmica Barth e Porto Rodhe;
Ponte no Colégio Agrícola em Sede Capela;
Ponte sobre o Rio Macaco Branco em Linha Laranjeira;
Pista na Avenida Uruguai, próximo ao Porto ARRUI;
Água nas cabeceiras da Ponte de Linha Beleza, interditada;
Avenida Beira Rio no entroncamento de subida da Uceff, interditada.

- Matérias relacionadas:

1.Nível do Rio Uruguai ultrapassa 11 metros em Itapiranga; Travessia de balsa está suspensa

2. Defesa Civil estima que nível do Rio Uruguai chegue a 12,50 metros em Itapiranga

3. Fotos: Nível do Rio Uruguai ultrapassa 12,50 metros em Itapiranga


Foto(s): Divulgação/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.