31.12.2025 às 13:37h - Geral
O município de Itapiranga concluiu no final deste ano o primeiro diagnóstico de Vigilância Socioasssistencial. O estudo está previsto na lei orgânica da assistência social, mas o município nunca havia feito. Com o diagnóstico, foi produzido também um relatório sobre violência territorial, entre os meses de janeiro e agosto desde ano, que apontou quais são as localidades e tipos de violência no município.
Conforme a Secretária de Assistência Social de Itapiranga, Simone Felin, os indicadores apontam elevados índices de violência psicológica, física, negligencia e sexual na cidade. Ela comenta que, em porcentagem, durante o recorte do estudo, Itapiranga é a cidade que mais apresenta casos de violência sexual na região, superando São Miguel do Oeste e Pinhalzinho. Simone considera fundamental realizar a leitura dos números e atualizar mensalmente os dados, para manter o planejamento efetivo.
A Secretaria de Assistência Social já projeta ações para os primeiros meses do ano, com ampliação de parcerias com os órgãos de segurança pública. “Nós identificamos uma discrepância de mulheres vítimas de violência que buscam a secretaria em relação aos registros de Polícia Militar e Polícia Civil” explica.
Simone destaca que houve sinalização de ampliação da parceria, também com apoio do Ministério Público.
Outra demanda que é expressiva no município é a de negligencia com idosos. A população está envelhecendo e, com famílias menores, os idosos são deixados de lado. Segundo a Secretária, 25% da população de Itapiranga é composta por pessoas acima de 60 anos e isso demanda de ações contundentes da secretaria para evitar maiores problemas.
Comentar pelo Facebook