31.12.2023 às 09:28h - atualizado em 31.12.2023 às 09:56h - Bombeiros

Bombeiro de Iporã do Oeste realiza curso para pilotar drone em ocorrências

Aeronave remotamente pilotada possui grande utilidade no atendimento de ocorrências

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Bombeiro de Iporã do Oeste realiza curso para pilotar drone em ocorrências
Foto: Arquivo pessoal/Bertilo Bourscheid

O sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Iporã do Oeste, Bertilo Bourscheid, realizou um curso de piloto de aeronave remotamente pilotada, em Florianópolis. Popularmente conhecida como “drone”, a aeronave remotamente pilotada é um instrumento funcional de grande utilidade. De acordo com o sargento, no curso foram abordadas as funcionalidades do drone, suas utilidades e os benefícios que o equipamento traz para a resolução de ocorrências do Corpo de Bombeiros.

Ele mencionou que foram simuladas diversas situações para que os participantes pudessem conhecer o equipamento e adquirir a formação necessária exigida pelo Corpo de Bombeiros para a operação da aeronave. Bourscheid destacou que o curso teve conteúdos teóricos estudados no formato EAD e cinco dias de curso presencial intensivo, com teorias e práticas aplicadas em Florianópolis.

Tecnologia na resolução de ocorrências

O sargento explicou que a tecnologia facilita, por exemplo, as buscas por pessoas desaparecidas, pois a câmera com sensor térmico acoplada no equipamento permite que seja feita uma varredura nas imediações do local da ocorrência, antes de iniciar as buscas com cães ou buscas superficiais com embarcações, nos casos de afogamento. Bertilo Bourscheid avaliou que o curso possibilitou um olhar diferenciado, pois através da tecnologia, poderão ser otimizados os recursos disponíveis nos quartéis.

Alto investimento

O quartel de Iporã do Oeste ainda não possui nenhum drone em operação, pois o equipamento pode custar de R$ 10 mil a R$ 150 mil reais, dependendo do modelo e tecnologia empregada. Porém, Bertilo Bourscheid disse o objetivo é buscar recursos para viabilizar a aquisição de um drone que atenda às necessidades do quartel local. Na região, o quartel mais próximo que possui drone é o de Maravilha. Os demais podem solicitar apoio do equipamento, em caso de necessidade.

OUÇA A ENTREVISTA


Foto(s): Arquivo pessoal/Bertilo Bourscheid

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.