31.12.2022 às 19:59h - Afogamento

Três afogamentos no mar marcam último dia do ano em SC

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Três afogamentos no mar marcam último dia do ano em SC
Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros

O último dia do ano foi marcado por afogamentos nas praias do Litoral Norte de Santa Catarina. O primeiro deles aconteceu na Praia Central de Balneário Camboriú, por volta das 10h da manhã, mobilizando inclusive helicópteros dos Bombeiros e da Polícia Militar.

Em seguida, por volta do meio-dia, outro afogamento foi registrado na Meia-Praia, em Itapema. A exemplo do outro atendimento, a vítima deste acidente também apresentava sinais compatíveis com o nível 6, que é o mais grave para incidentes desta natureza.

Em seguida, por volta das 15h30, outro banhista se afogou na praia central de Balneário Camboriú, próximo à esquina da Avenida Atlântica com a Rua 3700. Conforme testemunhas, o homem foi trazido por outras pessoas que estavam na praia até próximo da via pública para receber atendimento médico.

O SAMU de Balneário Camboriú e o helicóptero Águia da PM prestaram os socorros, mas o homem acabou não respondendo aos estímulos e faleceu. O IML (Instituto Médico Legal) esteve no local e sua identidade não foi divulgada.

Com movimento intenso nas praias catarinenses, cresce o número de afogamentos no estado. Somente entre 17 e 25 de dezembro, segundo dados do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram por este tipo de acidente em Santa Catarina.

As vítimas em geral são homens, com média de idade de 42 anos. Conforme levantamento, o número de ações para prevenir este tipo de acidente cresceu em relação ao último ano.

Orientações para evitar imprevistos

Os Bombeiros orientam que os banhistas sempre procurem ficar próximos aos postos de guarda-vidas, que são profissionais que trabalham tanto na prevenção quanto no salvamento de pessoas que acabam se afogando.

No caso de banhos em rios, a orientação é evitar locais com profundidade elevada ou forte correnteza. Evitar mergulhos muito prolongados também é uma forma de evitar imprevistos ou acidentes.

Fonte: ND+

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.