31.10.2023 às 11:21h - atualizado em 31.10.2023 às 11:32h - Chuvas
A decisão foi tomada em reunião na manhã desta terça-feira, 31, no auditório da prefeitura. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural foram unânimes em recomendar a decretação de Situação de Emergência em Itapiranga.
Conforme o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eusébio Tavares Filho, o temporal registrado na madrugada de sábado, 28, agravou a situação que já era preocupante com o excesso de chuva em Itapiranga. O município registrou aproximadamente 700 milímetros de chuva durante o mês de outubro. Este volume é equivalente a um terço da média histórica anual.
O Secretário destaca que ainda estão sendo feitos levantamentos de informações, porém, 35 famílias da comunidade de Coqueiro realizaram um mutirão e apontaram perda total de 270 hectares de lavouras de milho e 30 hectares de plantação de fumo, além de prejuízos em pastagens, reflorestamentos e até lavouras de feijão. Eusébio Tavares Filho destaca que as informações coletadas até o presente momento já justificam o decreto de Situação de Emergência.
Ele menciona que o objetivo é facilitar o acesso a políticas públicas para financiamento e refinanciamento de lavouras, como a compra de insumos para plantio. Também está na pauta a necessidade de compra de silagem, pois existe a previsão de muita chuva no mês de novembro e muitos produtores não terão tempo de implantar novas lavouras e aguardar a colheita para ter trato aos animais.
O Secretário da Agricultura de Itapiranga afirma que o momento é de orientação para os agricultores terem calma na tomada de decisões e buscar o máximo de orientação técnica. Eusébio Tavares Filho destaca que os profissionais da Secretaria da Agricultura e da Epagri estão a disposição para auxiliar, porém, os produtores rurais devem buscar também os técnicos das cooperativas e das empresas que comercializam insumos para avaliar as melhores medidas diante de um cenário desolador.
Com a decisão de decretar Situação de Emergência, o próximo passo é o preenchimento de informações e comprovação dos prejuízos causados pelo excesso de chuva e temporal que atingiu o interior de Itapiranga. O decreto de Situação de Emergência visa facilitar o acesso a políticas públicas e não possui qualquer interferência em eventos comunitários no município.
Itapiranga vai decretar situação de emergência em virtude de perdas na agricultura
Itapiranga vai decretar situação de emergência em virtude de perdas na agricultura
Itapiranga vai decretar situação de emergência em virtude de perdas na agricultura
Comentar pelo Facebook