31.10.2019 às 08:31h - atualizado em 31.10.2019 às 09:00h - Educação

Projeto Aquaponia da Casa Familiar Rural obtém 1º lugar na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Projeto Aquaponia da Casa Familiar Rural obtém 1º lugar na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia

Continua depois da publicidade

A Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, na 8ª edição, foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro em Blumenau.

O projeto sobre aquaponia, apresentado pela Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste, obteve o 1º lugar na categoria profissionalizante, concorrendo com 21 escolas deste mesmo nível de todo o estado.

Em síntese, o projeto objetiva a produção integrada de hortaliças e peixes. Conforme o professor orientador José Strider, o projeto, desenvolvido pelas alunas do 2º ano do ensino médio técnico em agricultura, Kauana Bordignon e Carine Beckemkamp, foi classificado na etapa regional da Feira do Conhecimento em agosto para participar da fase estadual.

Todos os projetos que obtiveram o 1º lugar na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia serão apresentados também em São Paulo, no mês de março de 2020.

O projeto sobre aquaponia iniciou em fevereiro e passou por vários estudos e testes. Na prática, o professor explica que os peixes ficam em um tanque e o PH da água é regulado com a adição de produtos. Um motor move a água, com a qual são produzidos ao mesmo tempo hortaliças e peixes. José Strider lembra que cada produção acontece em tanques separados.

Os dejetos produzidos pelos peixes são bombeados para outro reservatório, onde são filtrados e é feita a correção da acidez da água. A partir desse processo a água passa pelos canos de PVC, no sistema hidropônico, onde são cultivadas as hortaliças. Depois, a água tratada volta para o tanque dos peixes.

O professor comenta que o projeto continua em desenvolvimento e o objetivo é futuramente utilizar a energia solar para mover a água. Pela praticidade, é um projeto que pode ser instalado tanto nas propriedades, como também em espaços urbanos.

Foto(s): divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.