31.07.2025 às 07:35h - Geral
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está detida na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, capital da Itália. Ela passará por audiência de custódia na próxima sexta-feira (1°). As informações foram fornecidas pelo Ministério da Justiça italiano ao g1.
Durante o procedimento de audiência de custódia, a Justiça italiana poderá relaxar a detenção ou dar prosseguimento ao pedido de extradição feito pelo Brasil.
Carla Zambelli foi presa na noite de terça (29) nos arredores de Roma. Ela era considerada foragida da Justiça brasileira e havia sido incluída na difusão vermelha de Interpol.
A deputada saiu do país depois de ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão no caso da invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli foi localizada em um apartamento na Itália e detida pela polícia italiana, em cooperação com a Polícia Federal brasileira. O pedido de extradição da deputada já foi feito oficialmente pelo Brasil.
Em um vídeo nas redes sociais, a deputada disse que vai acionar a Justiça local contra o cumprimento da pena. Caso não haja sucesso, pedirá para cumprir a pena na Itália.
Ao g1, o Ministério da Justiça da Itália afirmou que a extradição de Zambelli está sendo acompanhada pelo Escritório Técnico do Departamento de Assuntos de Justiça.
O tratado entre Brasil e Itália prevê que, se o alvo do pedido de extradição for nacional de um dos dois países, o país não será obrigado a entregá-lo. Por ter dupla nacionalidade, a brecha precisa ser avaliada com cuidado, afirma o Ministério da Justiça local.
Carla Zambelli disse que quer ser julgada pela Justiça italiana e que irá provar sua inocência.Segundo a deputada, a condenação foi baseada no depoimento do hacker Walter Delgatti, a quem chamou de “mentiroso”.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook