31.07.2024 às 10:46h - Santa Catarina

Celular Seguro registra 1,3 mil aparelhos bloqueados em SC

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Celular Seguro registra 1,3 mil aparelhos bloqueados em SC
Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Sete meses depois da criação, o programa Celular Seguro registrou 1,3 mil bloqueios de aparelhos de usuários de Santa Catarina. O Estado foi o 13º com maior número de interrupções no funcionamento solicitadas pelos proprietários.

O programa Celular Seguro foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para permitir, em poucos cliques, o bloqueio das linhas, aparelhos e aplicativos digitais alvos de furto, roubo ou perda. A intenção é que os bloqueios reduzam o risco de golpes.

Em todo o país, mais de 2,1 milhões de pessoas já utilizaram a plataforma e 66,5 mil alertas de bloqueios foram gerados. Quase metade dos bloqueios solicitados tiveram como causa registros de roubo (30 mil), seguido por furto (21 mil) e perda (13,3 mil). O estado com maior número de bloqueios solicitados foi São Paulo, com 19,2 mil. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (9,6 mil) e Bahia (5,3 mil).

Quando o usuário da ferramenta emite um alerta, além do bloqueio às contas dos bancos parceiros, as operadoras de telefonia bloqueiam os chips dos telefones roubados, furtados ou extraviados. O objetivo da medida é evitar que bandidos utilizem os chips para clonar o WhatsApp e redes sociais. Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também efetua o bloqueio do aparelho, a partir do IMEI, que é a identificação de cada celular.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.