31.07.2023 às 09:20h - Saúde

Vacina em testes pode revolucionar o combate ao Alzheimer

Riann Coletti

Por: Riann Coletti São Miguel do Oeste - SC

Vacina em testes pode revolucionar o combate ao Alzheimer
Imagem: Agência Brasil

Um grupo de cientistas japoneses obteve resultados animadores na primeira fase de testes de uma vacina que tem potencial para mudar o curso da doença de Alzheimer.

O foco do imunizante são células cerebrais inflamadas que estão associadas ao Alzheimer. Os resultados do trabalho foram apresentados no domingo, 30, durante uma sessão científica da Associação Americana do Coração.

Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Juntendo, em Tóquio, Japão, já haviam desenvolvido uma vacina capaz de eliminar células senescentes, células que estão velhas e não funcionam mais adequadamente.

Essas células são conhecidas por contribuir para o desenvolvimento de várias doenças relacionadas à idade, incluindo aterosclerose e diabetes tipo 2.

Eles também descobriram que células senescentes são altamente expressas em pessoas com doença de Alzheimer, razão pela qual decidiram testá-la também para esses quadros.

Os primeiros ensaios, realizados em camundongos, apresentaram resultados animadores. O imunizante foi eficaz na redução do número de células senescentes no cérebro dos animais.

Os cientistas esperam em breve poder testar o imunizante em humanos.

Fonte: R7

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.