31.05.2022 às 17:23h - Prefeitura
O prefeito de São João do Oeste, Genésio Anton está bastante otimista com as novas tecnologias para uso de energia a partir de dejetos de animais e carcaças de suínos. A produção da própria energia e combustível é uma alternativa viável nas propriedades agrícolas da região.
O prefeito visitou na semana passada projetos já implantados em municípios do Oeste do Paraná, especialmente em Santa Helena e Entre Rios. Anton relata que pode observar situações em que o trator e veículos não utilizam diesel e são movidos a biometano, um combustível produzido na propriedade.
A motivação pela visita veio do Ministério de Minas e Energia, que o prefeito de São João do Oeste esteve na semana passada. Conforme Anton, o governo federal lançou neste mês um projeto para utilização de dejetos de animais e carcaças na produção de combustível.
Para o prefeito de São João do Oeste, são projetos viáveis e que merecem atenção especial devido à grande concentração de granjas que São João do Oeste e municípios vizinhos possuem. Genésio Anton considera que é viável o município dar apoio logístico para os produtores investirem em projetos para transformas dejetos e animais mortos em biogás, solucionando um problema ambiental e ainda gerando nova fonte de renda nas propriedades agrícolas.
Anton projeta nova visita a municípios da região Oeste do Paraná, porém, na companhia de produtores rurais interessados em projetos de geração de energia e combustível.
De acordo com o prefeito Genésio Anton, é preciso buscar alternativas viáveis economicamente para destino correto de dejetos de animais e também de carcaças. Com os dejetos das granjas de aves e do gado em confinamento também é possível produzir gás. Em sistemas implantados no Oeste do Paraná, parte deste gás é transformado em energia elétrica e outra passa por um processo de filtragem que acaba sendo utilizado como combustível veicular.
O prefeito de São João do Oeste esteve acompanhado pelo Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Rech e pelo Diretor de Meio Ambiente, Milton Hentges. A partir de agora o objetivo é incentivar os produtores rurais do município. Genésio Anton aponta vantagem da geração de energia na propriedade, por questões ambientais. Grandes projetos acabam esbarrando em questões burocráticas.
Comentar pelo Facebook