31.03.2023 às 09:56h - atualizado em 31.03.2023 às 10:11h - Agricultura

OUÇA: Sindicato de Mondaí incentiva novo método de plantio direto

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

OUÇA: Sindicato de Mondaí incentiva novo método de plantio direto
Plantio direto de milho (Foto: Epagri/Divulgação)

O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí está incentivando um novo método de plantio direto de milho e hortaliças. Conforme o coordenador do Sintraf, Flávio Zang, o objetivo é de proporcionar uma maior produtividade e melhorar a qualidade de vida dos agricultores, através da produção de alimentos saudáveis, com redução de custos.

Zang observa que é preciso melhorar a preparação do solo para que as ervas daninhas e outras pragas não estraguem as plantações. A metodologia apresentada envolve a preparação antecipada das lavouras com o plantio de nabo, ervilhaca, milheto ou feijão mucuna para a cobertura do solo. Essa vegetação deve ser derrubada antes da semeadura direta do milho ou outras culturas.

O coordenador do Sintraf de Mondaí afirma que essa forma de produção favorece a recuperação do solo e cria uma maior biodiversidade, através de plantas mais saudáveis. Também observa que atualmente as lavouras de milho transgênico plantadas com métodos tradicionais sofrem com ataques de cigarrinhas e outras pragas, o que pode ser atribuído a falta de vegetação e a baixa qualidade do solo.

Flávio Zang explica que isso faz com que os microrganismos presentes na terra subam e destruam as plantas, se alimentando delas. Ele pontua que a coordenação do Sindicato de Mondaí já participou de vários eventos de capacitação sobre a nova forma de plantio direto e possui todos os conhecimentos necessários para auxiliar os agricultores na adesão dessa metodologia.

OUÇA A ENTREVISTA

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.