31.03.2023 às 17:04h - atualizado em 31.03.2023 às 17:19h - Estiagem
O Decreto de Situação de Emergência tem fundamentação nas perdas significativas na agricultura e dificuldade no abastecimento de água em Itapiranga. Conforme o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itapiranga, Eusébio Tavares, está ocorrendo uma "seca verde", pois fontes estão reduzindo volume de água e já tem impacto no sistema público para uso em granjas, especialmente de aves e suínos.
Na tarde desta sexta-feira, 31, ocorreu reunião da Defesa Civil com representantes da Cooperativa A1, JBS Aves e Suínos, Epagri e Conselho Municipal da Agricultura. A Defesa Civil manifestou preocupação que condiz com o relatório da Epagri, que aponta 30% de perda na safra e com prejuízo ainda maior na safrinha, atingindo perda superior a 50% da produção.
Representantes da JBS relataram que os integrados que tiverem problemas no abastecimento de água não terão alojamento nas granjas. Segundo Tavares, a empresa também não vai prestar auxílio antes do decreto de Situação de Emergência. O Secretário afirma que os produtores relatam valor elevado na fatura de água e com isso reduz a renda na propriedade.
Eusébio Tavares afirma que a Secretaria de Agricultura mantém programas de incentivo a reservação de água com pagamento de 10 horas de serviço de máquina em limpeza de açude, além de incentivo na construção de cisternas com base em metros cúbicos de armazenamento. Também terá a segunda edição do Programa de Sustentabilidade Hídrica.
Comentar pelo Facebook