31.03.2022 às 10:53h - Meio Ambiente
Um morador de São José do Cedro investiu, nos últimos 15 anos, em um sistema de captação de água da chuva em sua residência na área urbana do município.
Segundo Valmir Zimmer, que denominou o projeto de usina de água, explicou que a ideia veio diante dos poluentes presentes no solo e que acabam contaminando a água.
Ele disse ainda que o projeto oferece sustentabilidade com fornecimento de água durante longos períodos de chuvas abaixo da média.
Desde 2020, todas as atividades desenvolvidas dentro do terreno são com a água proveniente desta usina. Diariamente são usados mil litros de água.
Zimmer salienta que esteve estudando formas de tratar a água para deixá-la potável para uso geral, como para regar as plantas.
Ele lembrou do período de estiagem atravessado pela região no ano passado e que durante os meses sem chuvas suficientes conseguiu se manter com água reservada.
Segundo Valmir, o sistema instalado em sua propriedade urbana pode fornecer água por seis meses sem registro de chuva.
Ao todo são mais de 125 mil litros de água depositados em várias cisternas em uma área de 700 metros quadrados., onde o sistema instalado em sua residência tem a capacidade de separar um litro de água por metro quadrado das primeiras chuvas registradas que caem no telhado, e a ideia é deixar o telhado limpo para que folhas não entrem nos tanques.
Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook