31.01.2026 às 10:23h - atualizado em 31.01.2026 às 10:33h - Geral

Pulverização com drone é apontada como causa de contaminação de pasto e morte de bezerras no PR

Rudinei Heinle

Por: Rudinei Heinle São Miguel do Oeste - SC

Pulverização com drone é apontada como causa de contaminação de pasto e morte de bezerras no PR
Foto: Reprodução/ Correio do Lago

Produtores de leite do distrito de Moreninha, no interior de Santa Helena, no Paraná, registraram o aborto de quatro bezerras no oitavo mês de gestação após vacas prenhas consumirem pasto supostamente contaminado por defensivo químico agrícola aplicado em uma propriedade vizinha, nesta semana.

Segundo relato da produtora Solange Schneider ao Correio do Lago, os abortos ocorreram após a aplicação de um produto secante por meio de drone em uma área próxima, prática que teria provocado a deriva do defensivo até o pasto utilizado pelo rebanho. O equipamento chegou a ser avistado durante a pulverização.

De acordo com os produtores, o prejuízo vai além da perda imediata dos animais, uma vez que as bezerras faziam parte de um processo de melhoria genética do rebanho, resultado de anos de investimentos e manejo técnico, com expectativa de retorno econômico futuro.

A situação ainda gera apreensão entre os criadores, já que outras vacas estão em fase final de gestação e também se alimentaram do mesmo pasto, o que levanta a possibilidade de novos abortos nos próximos dias.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre o tipo de produto utilizado nem sobre eventuais responsabilidades. O caso deve ser acompanhado para apuração técnica dos fatos e avaliação dos danos causados à propriedade afetada.

Fonte: Com informações Correio do Lago

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.