31.01.2026 às 11:40h - Religião
A Paróquia de Itapiranga terá mais um padre no ano de celebração dos 100 anos. Desde setembro de 2025, a Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga está sem vigário. O Padre, Erno Luetkemeyer, enfrenta problemas de saúde e vai permanecer no santuário em São Leopoldo. Com a presença fixa apenas do Pároco, Nereu Fank, o trabalho foi complementado com rodizio de outros padres. A partir de março a situação vai mudar.
Nesta semana, o Provincial dos Jesuítas do Brasil anunciou a destinação de um vigário. O Padre Edilberto Do Nascimento Brandão. Ele tem 47 anos, é natural de Teresina, Piauí, e atualmente trabalha na paroquia da cidade de Anchieta, no Espirito Santo. A chegada a Itapiranga está prevista para do dia 13 de março.
Segundo o Nereu Fank, o ideal seria contar com três padres na paróquia São Pedro Canísio para ampliar o trabalho de evangelização, porém os Jesuítas estão presentes em todas as regiões do Brasil e a vocação sacerdotal apresenta redução. “Poderíamos inclusive, estender um pouco mais o nosso trabalho pastoral, sobretudo na área da espiritualidade” diz.
No entanto, o Pároco considera que será possível atender as demandas da igreja católica na matriz e comunidades do interior.
O Padre Nereu Fank destaca ainda que é a adaptação do novo vigário será tranquila, pois os padres costumam mudar de cidades. Ele cita seu próprio exemplo, pois ficou 36 anos fora do município e no ano passado retornou à cidade natal. Destaca ainda que 2026 é um ano especial pela comemoração dos 100 anos da paróquia São Pedro Canísio, com ampla programação durante o ano.
Comentar pelo Facebook