31.01.2026 às 09:00h - atualizado em 31.01.2026 às 09:13h - Trânsito
A carreta envolvida no grave acidente na Avenida Fernando Machado, no bairro Líder, em Chapecó, registrou incêndio nas rodas no início da tarde desta sexta-feira, 30, na BR-282, na área industrial de Cordilheira Alta.
De acordo com informações preliminares, o motorista teria seguido viagem mesmo após identificar problemas no sistema de freios do veículo.
Em nota oficial, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lamentou o grave acidente e esclareceu que, ao contrário do que circula em redes sociais, não realizou fiscalização de carreta com incêndio nas rodas na BR-282.
A PRF informou ainda que foi comunicada sobre uma ocorrência com essas características por volta das 14h, em Cordilheira Alta, mas que rondas foram realizadas e o veículo não foi localizado.
O acidente envolveu uma carreta carregada com madeira, um caminhão de pequeno porte e no mínimo 12 veículos de passeio.
As forças de segurança estimam 16 vítimas no total, número que considera também pessoas que saíram dos veículos por conta própria e buscaram atendimento médico.
Até o momento, o balanço indica:
2 vítimas em estado grave;
4 pessoas encarceradas;
7 encaminhadas aos hospitais de Chapecó.
As causas do acidente seguem sendo apuradas.
Conforme as primeiras informações apuradas no local, a carreta carregada com madeira teria sido, a princípio, a responsável pela sequência de colisões registrada na Avenida Fernando Machado. Além dela, um caminhão de menor porte também foi atingido durante o acidente.
Ao todo 14 veículos foram envolvidos, entres eles: uma Volkswagen Saveiro, um Chevrolet Prisma, uma Volkswagen Amarok, um Volkswagen Gol — que capotou —, além de um Jeep e uma BMW e outros veículos que ficaram sob a carga. Parte dos automóveis ficou sob a carga de madeira da carreta, o que dificultou inicialmente a identificação precisa do número total de veículos atingidos.
Vítimas presas às ferragens
Equipes de resgate atuaram no atendimento às vítimas, algumas das quais ficaram presas às ferragens. Segundo informações preliminares, ao menos duas pessoas foram classificadas em estado grave.
Diante da gravidade da ocorrência, foi acionado o plano de contingência, com o deslocamento de quartéis do Corpo de Bombeiros da região. Também atuam no local equipes da Polícia Militar (PM), Guarda Municipal (GM), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Secretaria Municipal de Saúde.
A Avenida Fernando Machado permanece totalmente bloqueada para o atendimento da ocorrência e a retirada dos veículos envolvidos. Motoristas são orientados a evitar a região e buscar rotas alternativas.
Fonte: ND Mais
Comentar pelo Facebook