31.01.2018 às 08:26h - Segurança

Decreto que fortalece conselhos comunitários de segurança é alterado em SC

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Decreto que fortalece conselhos comunitários de segurança é alterado em SC

Os Conselhos Comunitários de Segurança do estado catarinense tiveram uma alteração recente no decreto que os regulamenta. Isso porque, em publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 30, a Secretaria de Segurança Pública garantiu mudanças no formato dos grupos responsáveis por discutir a prevenção de crimes nos bairros das cidades catarinenses.

A principal troca está na participação de policiais civis e militares aposentados, visto que antes eles eram impedidos de fazer parte da diretoria, o que agora foi alterado e com isso, os profissionais terão mais espaço dentro dos Consegs.

Outra alteração foi a vinculação dos conselhos, que eram ligados à Secretaria de Administração do Estado e agora passam a ter relação direta com a SSP através da coordenadoria de Polícia Comunitária e Consegs.

Segundo o Coronel da reserva da PM, Márcio Ferreira, os membros do Conselho debatem formas de atuação da comunidade na segurança que fujam do tradicional como, por exemplo, a promoção de ações sociais voltadas para os moradores.

Ferreira destaca que a ideia é evitar as discussões de repressão, que são responsabilidade das forças de segurança.

Em Santa Catarina, atualmente estão em funcionamento 131 Consegs.

Fonte: DC

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.