30.12.2022 às 15:59h - atualizado em 30.12.2022 às 16:01h - Educação
O Doutorando em História, professor, historiador e colunista João Vitor Sausen de Itapiranga está lançando o livro ''Nação e Nacionalização na Fronteira''. O livro faz parte da dissertação de mestrado na Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
O historiador destaca que o objetivo do livro é esclarecer fatos ocorridos em relação aos alemães nos anos 40, quando houveram as repressões e perseguições. Sausen traça uma linha paralela com fatos ocorridos com os imigrantes alemães no Brasil e em outros países da América do Sul na mesma época. Um dos países analisados é a Argentina, onde muitos alemães fixaram residência na região de Missiones.
Conforme o jovem historiador João Vitor Sausen, em suas pesquisas ficou evidente que no Brasil a questão foi mais violenta que nos demais países, com expulsões e prisões de alemães. Por outro lado, a Argentina não participou diretamente da segunda guerra mundial, agindo apenas de modo formal junto à ONU na época.
Sausen cita que todo o ocorrido em Porto Novo trouxe mais medo do que o amor à pátria, que seria o esperado pelos militares. Ele informa que através do livro fica mais fácil entender conflitos ocorridos no passado na nossa região. O livro está à venda com o autor e também na livraria Vô Alberto em Itapiranga, ao valor de R$ 60,00.
Comentar pelo Facebook