30.12.2021 às 14:46h - atualizado em 30.12.2021 às 15:47h - Estiagem
Prejuízos com a estiagem em Guaraciaba chegam a R$ 45 milhões e o município decretou situação de emergência devido ao tempo seco. A informação é do coordenador da Defesa Civil Lauri Kunz. A prefeitura também está transportando água para consumo animal. Atualmente são 12 propriedades abastecidas. Para o consumo humano Guaraciaba não tem enfrentado problemas até quinta-feira, 30.
Apesar do volume de chuvas previsto para os próximos dias, elas não serão suficientes para solucionar o problema enfrentado pelo município nos últimos meses. O coordenador explicou que a Defesa Civil, junto a secretaria de Agricultura, está trabalhando para solução definitiva deste problema e para isso, está sendo realizada a proteção de fontes caxambu ou renovação de fontes. Kunz salientou que alguns agricultores não querem investir na instalação de sistema de captação d’água da chuva ou qualquer outro sistema e esperam que o poder público resolva o desabastecimento. Por isso, a prefeitura avalia algumas alterações de leis para direcionar os agricultores aos investimentos.
O coordenador da Defesa Civil de Guaraciaba, disse que alguns agricultores recusaram a instalação de cisternas cedidas gratuitamente pela prefeitura e não quiseram fazer o investimento mínimo para ter o sistema de captação de água.
Ele citou um caso no município onde um agricultor deveria fazer um investimento apenas em mangueiras e uma vala para colocar a caixa, o mesmo recusou e não fez o pequeno investimento. Para o coordenador, esta situação chegou ao extremo e demonstrou a falta de participação do agricultor na solução do problema. Por isso, o município estuda novas formas legais para uma possível cobrança dos serviços prestados aos agricultores, que mesmo depois de receber apoio e ajuda para resolver os problemas, não quis realizar os investimentos na propriedade.
Comentar pelo Facebook