30.11.2022 às 11:10h - Meio Ambiente
A prefeitura de São João do Oeste possui projeto para investimento de dois milhões de reais em usina de reciclagem de lixo. A meta é reaproveitar materiais descartados, gerar benefícios ao meio ambiente e ainda gerar fonte de renda para famílias carentes. Atualmente o município possui o serviço de recolha seletiva de lixo com empresa terceirizada.
Conforme o Vice-Prefeito de São João do Oeste, Rudi Rasch, uma das consequências é acabar com a necessidade de cadastro do bolsa família no município. O projeto prevê comercialização do material útil. Famílias de baixa renda serão incluídas no projeto de reciclagem e terão fonte de renda fixa. Rasch menciona que no Brasil ocorre o reaproveitamento de apenas 12% do material que é possível ser reciclado e São João do Oeste quer mudar esta estatística.
Rudi Rasch cita que a Prefeitura já possui local definido para a instalação, em área do município, próximo ao viveiro. Os recursos estão sendo encaminhados na esfera nacional. Rudi Rasch menciona que na semana passada esteve em Florianópolis com o prefeito Genésio Anton em audiência com a vice-governadora Daniela Reinehr , eleita deputada federal. Para o vice-prefeito existem encaminhamentos que permitem acesso a recursos do governo federal para investimento na construção de um galpão, instalação de esteiras e outros equipamentos para a reciclagem de lixo.
Comentar pelo Facebook