30.11.2020 às 09:42h - Meio Ambiente

Polícia Militar Ambiental utiliza tecnologia para fiscalização e apuração de infrações ambientais

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Polícia Militar Ambiental utiliza tecnologia para fiscalização e apuração de infrações ambientais

Conforme o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, capitão Everton Roncáglio, um dos equipamentos mais utilizados e que tem se destacado no auxílio às ocorrências é o drone.

O capitão explica que anteriormente para monitorar e fiscalizar uma área degradada, era utilizado o GPS de mão, sendo necessário percorrer todo o local, o que demandava de tempo e muito mais trabalho.

Roncláglio cita que com o drone, é feito um plano de voo para medição da área degradada, e o equipamento sobrevoa o local para a coleta das imagens. Estas imagens são baixadas no sistema, é feito o processamento, para a partir disso mensurar o tamanho da área atingida. Segundo o capitão, com o comparativo de imagens atuais com as anteriores se obtém o resultado.

O comandante da Polícia Militar Ambiental cita que outra vantagem que os equipamentos trazem é o acesso a locais difíceis, que de outra forma não seria possível.

O capitão Everton Roncáglio destaca que por fatores naturais, como áreas íngremes, são encontradas limitações que além de tempo, representam até riscos aos policiais e desgaste físico.

Ele lembra que a tecnologia também compensa a deficiência de efetivo, e garante maior agilidade no trabalho da polícia.

Conforme o comandante da PMA, o drone permite além de uma visibilidade melhor da área, também as imagens atualizadas do local que facilitam a apuração dos fatos. Roncáglio avalia que considerando os avanços tecnológicos dos últimos dez anos, estes equipamentos estarão cada vez mais presentes no trabalho da polícia, o que traz retorno direto para a população com mais agilidade nos atendimentos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.