30.11.2018 às 10:52h - atualizado em 30.11.2018 às 11:36h - Geral

Força Tarefa do Corpo de Bombeiros realiza treinamento em Itapiranga

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Força Tarefa do Corpo de Bombeiros realiza treinamento em Itapiranga

Continua depois da publicidade

Bombeiros militares integrantes da Força Tarefa do Batalhão de São Miguel do Oeste realizaram treinamento de busca e resgate em inundações e enxurradas, nesta quinta-feira, 29, no Rio Uruguai. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, sargento André Rauber, 18 militares participaram de várias manobras em águas rápidas no Rio Uruguai, na área de lazer Barra do Macaco, na localidade de Laranjeira.

O objetivo foi treinar as técnicas e táticas utilizadas em ocorrências, além de entrosar as equipes de salvamento para maior eficiência no atendimento destas emergências. Segundo Rauber, o exercício abordou técnicas de natação ofensiva e defensiva, arremesso do cabo de salvamento, noções de condução de embarcações, virar e desvirar o bote de salvamento e abordagem correta da vítima com a embarcação.

Força Tarefa realiza dois treinamentos por ano. Ele explica que as atividades envolvem diferentes situações do trabalho dos bombeiros. Para simular a realidade, foi colocado um veículo no Rio Uruguai, considerando que essas ocorrências acontecem na maioria das vezes no ambiente urbano, onde há sempre vítimas ilhadas.

Rauber explica que a Força Tarefa é um grupo de Bombeiros Militares especialmente treinados para atender ocorrências de desastres naturais, tais como deslizamentos de terra, incêndios florestais, inundações, enxurradas e alagamentos. Cada região do estado possui um Força Tarefa. Rauber lembra que no primeiro semestre ocorreu treinamento em São João do Oeste com foco em deslizamento de encostas.

Foto(s): Bombeiros Itapiranga

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.