30.10.2022 às 19:00h - atualizado em 30.10.2022 às 19:03h - Eleições 2022
O candidato Jorginho Mello do PL foi eleito governador de Santa Catarina, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. Com 76,10% das urnas apuradas, Jorginho obteve 70,83% dos votos válidos. Enquanto em segundo lugar, Décio Lima do PT conquistou 2.283,014 milhões de votos.
Quem é Jorginho Mello (PL)
Jorginho chegou ao segundo turno em grande parte impulsionado pela força do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado. O atual presidente teve novamente ampla preferência entre o eleitorado catarinense e somou mais de 60% dos votos em SC. Ao longo da campanha do primeiro turno, Jorginho explorou fortemente a proximidade com Bolsonaro e o apoio prestado a ele durante o mandato de senador, que exerce desde 2019.
Além da vinculação direta com o presidente, Jorginho apostou também em propostas específicas no decorrer da campanha. Uma delas é a promessa de gratuidade em cursos superiores de universidades particulares do sistema Acafe.
Jorginho foi vice-líder do governo Bolsonaro no Congresso e fez parte da chamada “tropa de choque” que defendeu a gestão do presidente na CPI da Pandemia. Foi autor do Pronampe, programa de crédito a juros baixos para pequenos empresários aprovado durante a pandemia de Covid-19. A ação também foi citada com frequência pelo candidato como mostra de “serviços prestados” no atual mandato.
Jorginho Mello tem 66 anos e tem formação em Estudos Sociais, Administração e Direito. É natural de Ibicaré, no Meio-Oeste, e tem base política na cidade vizinha de Herval d’Oeste. Antes de entrar na política, foi diretor e gerente do antigo Besc. Foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, entre 1995 e 2010, e deputado federal em duas oportunidades, de 2011 a 2018. Na última eleição, concorreu pela primeira vez ao Senado e foi eleito com 1,1 milhão de votos. Em 2022, no meio do mandato de senador, decidiu concorrer ao governo do Estado.
Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook