30.10.2019 às 19:42h - Agricultura

Epagri de SJCedro registra redução na procura por programas de governo que incentivam investimento

Ivan Guilherme

Por: Ivan Guilherme São José do Cedro - SC

Epagri de SJCedro registra redução na procura por programas de governo que incentivam investimento

Continua depois da publicidade

De acordo com o extensionista em SJCedro Cleiton Furlanetto, o programa Menos Juros tinha uma grande adesão porque contempla várias áreas e principalmente pela oferta de crédito e juros abaixo das taxas normais dos bancos. Podem participar produtores rurais enquadrados no Pronaf acessando até cem mil reais. Anos passados eram de 50 a 70 projetos por ano em SJCedro, muitos deles para construção de silo secadores, ampliação de instalações e para construção de cisternas e de poços.

Outra demanda recente é para implantação de sistemas de energia solar nas propriedades. O agrônomo acredita que o cenário não esteja propício para investimentos devido à baixa no preço do leite, lançamento do plano safra e recentemente a estiagem que deve gerar prejuízos ainda ao longo dos meses. E o valor que está disponibilizado para SJCedro dentro do “Menos Juros” é de 350 mil reais.

O extensionista revela que é possível pedir ampliação de cota caso aumente adesão nestes últimos meses do ano. O montante disponível em nível local ainda é suficiente para atender em média dez agricultores. Ele lembra que os interessados podem fazer simulações para evitar o endividamento. Por meio do programa o governo paga dois e meio por cento dos juros no prazo de oito anos.

Cleiton ainda garante que o projeto também tem o custo reduzido via Epagri de meio por cento do total do financiamento caso não haja necessidade de assistência técnica. Se houver exigência do acompanhamento a taxa de elaboração é de dois por cento. Furlanetto lembra que o programa apoia ainda projetos voltados para construção e ampliação de pequenas cooperativas, fruticultura; olericultura; plantas ornamentais, apicultura, suinocultura, produção de leite a base de pasto e o turismo rural que está crescendo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.