30.09.2025 às 17:32h - atualizado em 30.09.2025 às 17:35h - São Miguel do Oeste
Nesta terça-feira, 30, a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste sediou um encontro promovido pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. O evento reuniu coordenadores regionais, gestores municipais, prefeitos, vereadores e demais lideranças, com o objetivo de capacitar representantes de 78 municípios das regionais de São Miguel do Oeste e de outras quatro regiões.
De acordo com o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a iniciativa busca preparar as equipes locais para enfrentar situações de emergência e desastres naturais que atingem com frequência o Oeste catarinense, como tornados, vendavais, enxurradas e granizo.
“Não adianta termos a melhor Defesa Civil estadual se no município não há estrutura. Quem conhece as áreas de risco, as ruas que podem alagar ou onde a enxurrada pode atingir, é a Defesa Civil local. Por isso, essa capacitação dá instrumentos para que os municípios estejam prontos para agir”, ressaltou Hildebrandt.
Durante o encontro, o secretário destacou que somente nos últimos anos foram destinados R$ 8 milhões em itens de ajuda humanitária para o Estado, incluindo colchões, telhas, roupas de cama, cestas básicas e materiais de higiene. Além disso, foram assinados convênios para a entrega de 46 kits de ponte, somando mais de R$ 11 milhões em investimentos na região Oeste.
Hildebrandt também anunciou que novos equipamentos, como carros e drones, serão entregues às cidades, reforçando a estrutura mínima de atuação da Defesa Civil municipal.
O evento contou ainda com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região, além do coordenador regional da Defesa Civil em São Miguel do Oeste, Dirceu Neumann.
Foto(s): Rudinei Heinle/ Portal Peperi
Comentar pelo Facebook