30.07.2024 às 13:51h - Saúde
O Psicólogo da Secretaria da Saúde de São João do Oeste, Miguel Rodriguez, destaca a importância dos debates relevantes em diferentes etapas da Conferência em Santa Catarina. Os temas começaram a ser analisados nos municípios, passaram pela fase macrorregional e neste mês ocorreu a etapa estadual em Florianópolis com representante de São João do Oeste como delegado regional no evento. O Psicólogo menciona que há 16 anos não ocorre uma Conferência Nacional de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde. Segundo Rodrigues, o objetivo é proporcionar ideias que futuramente podem se transformar em leis para auxiliar os profissionais em saúde e melhorar o atendimento para a população.
Entre as reivindicações está a redução da jornada de trabalho, aperfeiçoamento nas funções que exercem e melhores condições de trabalho. O Psicólogo considera que os profissionais da área de saúde trabalham em condições de grande pressão e também enfrentam problemas nas questões emocionais. Para Miguel Rodrigues, é fundamental que os gestores municipais proporcionem oportunidades para capacitações de debates para evolução do atendimento ao público. O Psicólogo considera relevante a participação de profissionais da Saúde de São João do Oeste nas etapas Macro e Estadual. Miguel Rodrigues vai ser delegado estadual na Conferência Nacional de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.
Diversos setores da saúde necessitam de maior atenção dos gestores para melhorar condições de trabalho e maior eficiência no atendimento. O psicólogo, Miguel Rodrigues, menciona inclusive as cuidadoras, que exercem papel importante na qualidade de vida de idosos e acamados. Ele afirma que estes assuntos precisam estar em discussão para evoluir o trabalho da saúde pública. Segundo Rodrigues, a Conferência Estadual de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde, foi um espaço democrático de discussão, planejamento e escolha de propostas, que seguirão para a conferência nacional. O psicólogo da Secretaria da saúde de São João do Oeste defende que o SUS deve ser motivo de orgulho.
Comentar pelo Facebook