30.07.2020 às 09:09h - atualizado em 30.07.2020 às 13:05h - Agricultura

Agricultores de Descanso atingidos pelo tornado terão acesso a crédito para recuperação dos danos

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Agricultores de Descanso atingidos pelo tornado terão acesso a crédito para recuperação dos danos

O valor será liberado através do projeto Recupera SC, do Fundo de Desenvolvimento Rural, destinado exclusivamente aos agricultores que foram atingidos pelo tornado e ciclone no mês de junho.

O projeto objetiva auxiliar na recuperação dos sistemas produtivos afetados, incluindo galpões, salas de ordenha, estufas, casas, máquinas e equipamentos danificados, entre outros.

Conforme o extensionista da Epagri, Zolmir Frizzo, Descanso está entre os seis municípios da região beneficiados com os recursos do projeto Recuperar, com uma cota de R$ 150 mil. Ele explica que o limite de financiamento por família agricultora atingida será de até R$ 10 mil. O valor poderá ser pago em cinco anos com até dois anos de carência, sendo que o pagamento em dia terá 50% de desconto.

Para ter acesso ao recurso, o agricultor faz uma auto-declaração informando os danos que teve em sua propriedade.

O documento é apresentado na Epagri, e passará pela aprovação do Conselho da Defesa Civil, com reunião já agendada para o dia 06 de agosto.

O extensionista ressalta que se houver mais agricultores inscritos do que o recurso disponível, terá que ser feita uma classificação pelo conselho.

Zolmir Frizzo ressalta que o pedido para acesso aos recursos deve ser feito pelos agricultores até dia 05 de agosto, pois no dia 06 a comissão fará avaliação, e a partir desta data, até dia 10, o objetivo é deixar toda documentação pronta para liberação do valor ainda em agosto.

Após a aplicação do valor, o agricultor precisa comprovar os investimentos apresentando as notas fiscais. Mais de 20 propriedades foram atingidas pelo mau tempo no município.

Foto: Ascom Descanso

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.