30.06.2025 às 19:45h - atualizado em 30.06.2025 às 18:32h - São Miguel do Oeste
O Sebrae vai reativar a gerência regional do Extremo Oeste com sede em São Miguel do Oeste, até o fim deste ano. A informação foi confirmada pelo gerente regional da instituição, Udo Trennepohl, em entrevista ao programa Peperi Rádio Repórter.
Segundo Udo, a reabertura acontece após uma reavaliação administrativa da entidade. Em 2020, as gerências de Chapecó e São Miguel do Oeste haviam sido unificadas, centralizando o atendimento. Agora, o Sebrae identificou a necessidade de descentralizar novamente as ações na região.
“A estrutura será reativada para atender melhor os empreendedores da região do Extremo Oeste, com mais proximidade e agilidade”, disse Udo.
Atualmente, o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, já atua em 52 dos 90 municípios da região oeste e Extremo Oeste. No total, são 149 Salas do Empreendedor em funcionamento, por meio de parcerias com prefeituras.
O programa tem como foco estimular o desenvolvimento dos microempreendedores individuais (MEIs) e das micro e pequenas empresas, com ações voltadas à desburocratização, compras públicas, licitações acessíveis e educação empreendedora nas escolas.
Udo destacou que o Cidade Empreendedora cumpre o que está previsto no Artigo 179 da Constituição Federal, que obriga os entes públicos a oferecerem tratamento diferenciado aos pequenos negócios.
Apesar dos avanços, o gerente lamenta que muitos municípios ainda não compreendem o papel. “Apoiar os pequenos negócios não é favor, é um dever das prefeituras”.
Comentar pelo Facebook