30.06.2025 às 16:03h - atualizado em 30.06.2025 às 16:07h - São Miguel do Oeste

Primeira morte por Influenza em 2025 é confirmada em São Miguel do Oeste

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Primeira morte por Influenza em 2025 é confirmada em São Miguel do Oeste
Foto: Divulgação, Ascom

A prefeitura de São Miguel do Oeste confirmou neste domingo, 29, a primeira morte por Influenza no município em 2025. A vítima é um homem de 57 anos, sem comorbidades, que estava internado na UTI do Hospital Regional.

A Vigilância Epidemiológica chama atenção para a baixa cobertura vacinal, apenas 40% das pessoas do grupo prioritário foram vacinadas, enquanto a meta mínima é de 85%.

Diante do aumento nos casos de síndromes respiratórias, a Secretaria de Saúde reforça que a vacina continua disponível nas unidades básicas de saúde. O hospital regional opera com UTI lotada, e o pronto-socorro enfrenta alta demanda.

A população é orientada a redobrar os cuidados, usar máscara ao apresentar sintomas, evitar ambientes fechados e manter a higiene das mãos.

Confira a nota da íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirma o primeiro óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) decorrente de Influenza no município neste ano. O caso foi registrado no domingo (29), envolvendo um paciente do sexo masculino, de 57 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O paciente não apresentava comorbidades.

Diante do cenário, a Vigilância Epidemiológica alerta para a baixa cobertura vacinal contra a Influenza no município. Apenas 40% do público-alvo recebeu a dose da vacina, enquanto a meta recomendada é de, no mínimo, 85%. A vacina segue disponível em todas as unidades básicas de saúde e é fundamental para prevenir casos graves e óbitos, especialmente entre os grupos prioritários: idosos, crianças, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.

O Hospital Regional registra, atualmente, lotação máxima na UTI, e o pronto-socorro apresenta alta demanda de atendimentos por síndromes gripais. O mesmo cenário pode ser observado nas Unidades Básicas de Saúde e UPA 24 horas. A população é orientada a adotar medidas de prevenção, como o uso de máscaras ao apresentar sintomas respiratórios, evitar aglomerações e ambientes fechados, manter a higiene das mãos e praticar a etiqueta da tosse.

A Secretaria de Saúde reforça seu compromisso com a transparência das informações e a proteção da saúde pública.

São Miguel do Oeste (SC), 30 de junho de 2025

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.