30.06.2021 às 17:28h - atualizado em 30.06.2021 às 17:42h - Variedades

Pescador manifesta satisfação com resultado da atividade

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Pescador manifesta satisfação com resultado da atividade

Na terça-feira, 29 de junho, é comemorado o Dia do Pescador. De acordo com o presidente da Associação dos Pescadores de Mondaí, Egon Ulrich, que reside na comunidade de Catres, próximo à barranca do Rio Uruguai, a profissão consiste numa luta diária. É preciso ter tempo para ir ao rio, preparar material, rede e espinhais, e caprichar. De tarde o pescador vai ao rio para colocar as redes e na manhã seguinte, ainda cedo, vai revistar o local.

Ulrich comenta que no inverno tem menos peixes, mas o que for pescado já ajuda as famílias. Segundo o presidente da associação municipal, neste ano e também no anterior o nível do rio está baixo, o que favoreceu a pescaria, principalmente de cascudos e dourados. A maior preocupação, por outro lado, é com as barragens, pois às vezes o Uruguai aumenta um a dois metros, o que dificulta a retirada do material de pescaria.

Egon Ulrich frisa que a Associação dos Pescadores de Mondaí tem cerca de 15 anos e dispõe de grupo com 45 a 50 sócios profissionais. São desde jovens a pessoas de mais idade, com carteira de pesca e que tiram o sustento deles do rio. O presidente da associação enfatiza que consegue vender bem os peixes, seja em Mondaí, Itapiranga ou São Miguel do Oeste, com própria entrega, mas às vezes as pessoas vem buscar.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.