30.06.2021 às 14:01h - atualizado em 30.06.2021 às 18:07h - Clima

Inverno em 2021 deve ser mais longo do que em anos anteriores

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Inverno em 2021 deve ser mais longo do que em anos anteriores
Diógenes Di Domenico/ Portal Peperi

A estação mais fria do ano deve ter um período maior que em anos anteriores. O alerta sobre deste fenômeno começou ainda em março. No Extremo-Oeste, a estação iniciou em maio e deve se estender até meados de setembro. A informação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, Ronaldo Coutinho.

Conforme ele, normalmente as baixas temperaturas se encerram em agosto, porém, neste ano ganhará um período maior. O clima deve oscilar com pequenos períodos de aumento na temperatura. O profissional não descartou as geadas nos meses de setembro e outubro deste ano. Por isso, Coutinho orientou os agricultores a iniciar a plantação pelo local mais alto da propriedade e terminando no mais baixo. Ele também afirmou que não adiantará antecipar o cultivo do milho, porque brotará na mesma época. No caso de quem plantar no início de agosto, irá correr o risco de passar por falta ou até excesso de chuva fora do período.

Sobre o chamado veranico, o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, Ronaldo Coutinho disse que este fenômeno ocorre se houver cinco dias seguidos de temperaturas acima da média normal. Ele ressaltou que pode haver dias com o termômetro marcando temperaturas fora da média, mas não significa que seja veranico. Coutinho destacou que o veranico ocorreu duas ou três vezes nos últimos 30 anos. Ele explicou que, além de cinco dias seguidos das temperaturas acima da média, também é necessário noites quentes. Ele destacou que ainda que, tecnicamente, as baixas temperaturas também não configuram uma onda de frio. Para ser onda de frio, é preciso que as temperaturas estejam cinco graus abaixo da média mínima. Ronaldo comentou que os dados atuais mostram momentos raros de ondas de frio e calor em Santa Catarina.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.