30.06.2021 às 10:24h - Saúde
Com quatro pessoas à espera de um leito de UTI Covid, Santa Catarina registrou nesta terça-feira, 29, a menor fila dos últimos 120 dias. Em 3 de março, data em que o Estado passou a divulgar o total de pacientes com coronavírus que aguardavam por uma vaga em hospitais públicos e privados, 217 doentes precisavam de terapia intensiva e não tinham para onde ir. Na época, o sistema hospitalar catarinense enfrentava um colapso.
As regiões que tiveram os melhores resultados em redução do número de doentes em filas hospitalares, desde então, foram a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, que chegaram a ficar 15 dias sem um único paciente aguardando por vaga. Nesta terça, no entanto, a região de Blumenau voltou a registrar fila, com duas pessoas à espera de leitos Covid.
O Sul do Estado, por outro lado, única região que nunca tinha zerado a fila desde 3 de março, não tem pessoas aguardando vaga para recuperação da doença em hospitais nesta terça.
Um paciente do Meio-Oeste e outro do Norte do Estado, seguem à espera de uma vaga.
A ocupação geral dos leitos de UTI do SUS, o que inclui adultos, pediátricos e neonatais, também é a mais baixa em pouco mais de 120 dias, com taxa de 91,6%. A última vez que o índice estava abaixo de 92% foi em 27 de fevereiro deste ano. Se consideradas apenas as UTIs adulto, no entanto, onde estão 99 em cada 100 pacientes com coronavírus, o índice sobe para 93,1%.
A Grande Florianópolis é a única região com taxa de ocupação de UTIs adulto em 80,3%. Todas as demais apresentam índices superiores a 90%, oscilando entre 90,7% (Vale do Itajaí) e 99% (Meio-Oeste e Serra).
Fonte: NSC
Comentar pelo Facebook