cresol mobile

31.05.2020 às 10:55h - atualizado em 30.05.2020 às 15:11h - Saúde

Hospital de Iporã do Oeste retoma mutirão de cirurgias de oftalmo nesta semana

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Hospital de Iporã do Oeste retoma mutirão de cirurgias de oftalmo nesta semana

Continua depois da publicidade

Através de portaria emitida na semana passada, o governo do estado liberou a retomada das cirurgias eletivas em 50% da capacidade.

Renato Celante, diretor do hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste, destaca que os primeiros procedimentos já foram realizados. Ele cita que no dia 4 de junho iniciam as cirurgias de oftalmo que estavam agendadas para 25 de março mas não puderam ser realizadas devido à pandemia.

O diretor afirma que para retomar os procedimentos o hospital precisa respeitar algumas normas, como atender no máximo entre 40 e 60 pacientes por dia, o tempo de cirurgia que era de três minutos aumentou para dez minutos para manter o distanciamento entre as pessoas. Celante comenta que também serão instalados toldos orientando a população a manter o distanciamento.

O período de tempo em que as cirurgias serão realizadas será aumentado de uma semana para cerca de duas semanas.

O diretor do hospital diz que para março estavam agendados 1.500 procedimentos, mas serão realizados em torno de 860 na próxima semana. O restante das cirurgias será realizado em outra data.

Renato Celante esclarece que as cirurgias serão realizadas por meio de contrato e recursos do governo do estado e cada um dos 36 municípios possui sua demanda própria.

O diretor lembra que serão dez pacientes por hora, e cada município também terá que adotar os devidos cuidados no transporte dos pacientes.

Celante acrescenta ainda que a triagem dos pacientes antes de entrarem no hospital também será reforçada. Pessoas com sintomas de Covid-19 não poderão entrar no hospital.

A orientação é que os municípios façam essa conferência dos pacientes com sintomas ainda antes de fazer o transporte ao hospital de Iporã do Oeste.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.