30.05.2025 às 10:50h - Geral
O prazo para regularizar o título eleitoral terminou na última semana e dessa forma, mais de 900 eleitores de São Miguel do Oeste tiveram o documento cancelado.
De acordo com o chefe da 45ª Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, Ângelo Pasquali, o cancelamento ocorreu pelo fato dos eleitores não terem votado nas últimas três eleições.
Conforme ele, ao todo, foram 915 eleitores afetados e o número representa 2,85% do total de eleitores inscritos no município, que é de 32 mil eleitores.
Segundo ele, em toda a Zona Eleitoral, dos 1.991 eleitores faltosos, somente 59 procuraram o cartório para regularizar a situação no prazo, sendo que, de Santa Helena, nenhum eleitor compareceu e de Belmonte, somente uma pessoa buscou informações para regularizar o título no cartório.
Ângelo explicou que mesmo com o fim do prazo para a regularização do título eleitoral, ainda é possível recuperar o documento, sendo que os eleitores que tiveram os títulos cancelados podem procurar o cartório eleitoral, fazer o pagamento das multas e reativar o título eleitoral.
De acordo com ele, a multa por falta é de R$ 3,51 por eleição e a irregularidade do título gera problemas para obter passaporte, acessar financiamentos em públicos e participar de concurso público, entre outras questões.
Comentar pelo Facebook