30.05.2022 às 11:16h - atualizado em 30.05.2022 às 11:35h - Chuvas

FOTOS: Itapiranga enfrenta a segunda cheia do Rio Uruguai neste mês de maio

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

FOTOS: Itapiranga enfrenta a segunda cheia do Rio Uruguai neste mês de maio
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

O monitoramento do Corpo de Bombeiros da cheia do Rio Uruguai iniciou no domingo, 29, seguindo o Plano de Contingência com medidas necessárias de alerta aos ribeirinhos.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros e Coordenador da Defesa Civil de Itapiranga, André Rauber, os primeiros locais atingidos pela cheia são áreas de camping. Destaca ainda que já foi dado alerta para alguns estabelecimentos, principalmente porões nas Avenida Beira Rio e Uruguai. Até o momento nenhuma residência foi atingida.

Rauber destaca que ocorreu uma elevação acelerada do nível de água do Rio Uruguai com picos de 40 centímetros por hora. O volume de água reduziu nas últimas horas, porém, deve manter elevação do nível do Rio Uruguai.

Várias pontes estão submersas no interior de Itapiranga. A cheia do Rio Uruguai afeta principalmente o trânsito na SC 283, a Estrada Beira Rio, de Itapiranga a Mondaí. Conforme André Rauber, as pontes nas comunidades de Dourado e Sede Capela estão interditadas, com trânsito interrompido pelo volume de água. As quatro pontes neste trajeto de Itapiranga a Sede Capela estão interditadas.

O Comandante dos Bombeiros lembra que a segunda cheia no mês de maio causando transtornos devido ao alto volume dos rios. No início do mês o Rio Uruguai atingiu 8,70 centímetros acima do nível normal. De acordo com Rauber, as pontes em linha Chapéu e Laranjeira seguem liberadas para o trânsito. O nível atualizado às 11 horas é de 9,17 acima do normal.

As intensas chuvas causaram transtornos com deslizamentos de terra e alagamentos em Itapiranga. O Corpo de Bombeiros registrou quatro ocorrências causadas pelas intensas chuvas neste domingo, 30. Conforme o Diretor de Urbanismo, Nelson Arenhardt, as máquinas da prefeitura atuaram já no domingo, 29, e prosseguiram com serviços nesta segunda-feira, 30.

Áreas de risco devido a residências em barrancos é o maior problema. Deslizamentos correram principalmente nos bairros Santa Tereza Alto e Baixo. As máquinas da prefeitura solucionaram problemas no Bairro Santa Tereza Alto, porém, o deslizamento no Bairro Santa Tereza Baixo é mais grave e exige máquinas pesadas como escavadeira hidráulica.

Segundo Arenhardt, também foram registrados problemas com alagamento em uma indústria de móveis, na linha Chácara e alagamentos nos bairros Jardim Bela Vista e Morada Feliz.

O Comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil, André Rauber, recomenda a população para acompanhar as informações da Defesa Civil e da imprensa sobre projeções de volume de água do Rio Uruguai Ele ressalta que todas as medidas de segurança estão sendo adotadas. Conforme Rauber, na tarde desta segunda-feira, 30, a guarnição dos bombeiros vai colocar embarcações na água para verificar situação de risco para travessia do Rio Uruguai.

Pequenas embarcações seguem transportando passageiros entre Itapiranga e Barra do Guarita. A Barca já suspendeu a travessia no Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita. Conforme o sócio proprietário da Barca, Sírio Brand, a travessia foi interrompida na noite deste domingo, 30, e não tem previsão para ser retomada. Ele afirma que a prioridade é com a segurança na travessia e a força da correnteza do rio oferece risco. Uma nova avaliação será feita na manhã de terça-feira, 31. Até lá não terá travessia de veículos.

O volume de chuva já é superior a 200 milímetros. Em Itapiranga o nível do Rio Uruguai aumentou significativamente e continua com tendência de elevação.

Matérias relacionadas

1. Chuvas causam transtornos em municípios do Extremo Oeste

2.Travessia de balsa e lancha no Rio Uruguai está suspensa em Mondaí

3. Barca interrompe travessia no Rio Uruguai em Itapiranga; nível já ultrapassa 9 metros

Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.