30.05.2018 às 11:46h - atualizado em 30.05.2018 às 12:30h - Agricultura

Epagri recomenda cuidados com o plantel leiteiro devido à greve

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Epagri recomenda cuidados com o plantel leiteiro devido à greve

De acordo com o extensionista da Epagri de Itapiranga Marcelo Rohden, a Epagri está divulgando alguns cuidados a serem tomados devido à greve.

Ele explica que em virtude da suspensão temporária da coleta dedo leite nas propriedades e da restrição ao fornecimento de alimentos concentrados, é recomendado aos bovinocultores de leite, algumas providências visando a redução das perdas com a produção e com o plantel, portanto, são sugestões de manejo racional.

Ele pede atenção com as categorias mais exigentes e mais sensíveis da propriedade, como vacas em início de lactação, vacas em pré-parto, bezerras e terneiras de até 6 meses de idade. Estas categorias de animais sofrem mais com a restrição alimentar, que gera prejuízos de maior duração.

Também manter o fornecimento de concentrados para vacas em início de lactação, visando evitar queda brusca de produção, o que inviabilizaria a recuperação da produtividade quando do retorno da coleta de leite.

O extensionista explica que caso tenha que escolher, que diminuir ou suspender o fornecimento de concentrado para vacas em final de lactação ou de baixa produção, visando apenas fornecer alimentação suficiente para mantenha os animais, assegurando a sua saúde.

Havendo disponibilidade de pasto, manter todos os animais pastejando o maior tempo possível, inclusive à noite, diminuindo ou suspendendo o fornecimento de silagem ou outros volumosos conservados, visando diminuir custos.

Caso a principal fonte de volumoso seja silagem ou outra forragem conservada, diminuir o fornecimento para vacas de baixa produção ou em final de lactação, fornecendo somente o suficiente para mantença, assegurando a sua saúde e diminuindo os custos com empregados e dependência de combustível.

Rohden salienta que deve-se manter a alimentação normal para bezerras e restringir a alimentação de novilhas que podem ser mantidas somente na pastagem. Quando viável, antecipar a secagem de vacas antes dos 60 dias pré-parto.

O extensionista da Epagri de Itapiranga, menciona que as situações de adversidade não são bem vindas, mas que quando chegam exigem ações e atitudes para sua superação.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.