30.04.2025 às 10:17h - Agricultura
O município de Mondaí está recebendo um novo projeto voltado à agricultura familiar, com foco na sustentabilidade, redução de custos e aumento da produtividade. Trata-se do SPDH+, Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e Outras Culturas que está sendo implantado com apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do município e da FETRAF Santa Catarina.
De acordo com o presidente do sindicato, Flávio Zang, a iniciativa está sendo desenvolvida por diversos sindicatos filiados à federação, com ações em nível municipal e diretamente com os agricultores familiares. Em Mondaí, quatro propriedades foram selecionadas para dar início ao projeto, cedendo áreas para a execução das primeiras etapas.
Zang explicou que o processo começa com a entrega e semeadura de um mix de sementes composto por seis a sete variedades, que será utilizado para cobertura do solo.
Após o desenvolvimento completo da vegetação, essa cobertura será manejada de forma natural, sem a aplicação de secantes, criando uma base rica para o plantio direto em cobertura verde.
Segundo Flavio Zang, a proposta é demonstrar na prática uma nova forma de cultivo, com menor necessidade de investimentos e com foco na recuperação e conservação do solo.
O projeto terá como base o plantio de milho, e as propriedades participantes servirão como unidades demonstrativas, possibilitando visitas técnicas de outros agricultores ao longo do ano.
A ideia do projeto de acordo com Flavio Zang é mostrar aos agricultores que é possível produzir mais, por um menor custo e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.
Comentar pelo Facebook