30.04.2025 às 23:42h - atualizado em 01.05.2025 às 09:40h - São Miguel do Oeste
Na noite desta quarta-feira, 30, a comunidade católica de São Miguel do Oeste celebrou os 75 anos de instalação da Paróquia São Miguel Arcanjo. A programação especial começou às 18h30, com uma procissão que partiu da Gruta Nossa Senhora de Lourdes em direção à Igreja Matriz, onde foi realizada a missa.
Durante a celebração, pioneiros da cidade relembraram momentos marcantes da história da paróquia. Um dos destaques foi o pronunciamento de Eustáquio Bernardi, que resgatou a trajetória do padre Aurélio Canzi, figura central na fundação da igreja em São Miguel do Oeste.
Segundo Bernardi, o padre Aurélio foi convidado por empresários locais para assumir a missão de construir uma igreja no município. Ele veio de Palmas (PR) e permaneceu por cerca de três meses hospedado na casa de Procópio Rodrigues da Silva. “Padre Aurélio foi um herói pra São Miguel do Oeste. Quando chegou na Vila Oeste, só tinha mato, e depois disso a cidade começou a crescer muito rápido”, relembrou Bernardi.
A missa também marcou a abertura do Ano Jubilar da paróquia, cujo lema é “Peregrinos da Esperança”. Como parte das comemorações, três imagens do padroeiro São Miguel Arcanjo foram entregues às comunidades de Bandeirante, Barra Bonita e Paraíso. Elas irão circular semanalmente por diversas localidades até retornarem a São Miguel do Oeste no dia 28 de setembro. No dia seguinte, 29, está prevista uma grande procissão de retorno das imagens, com a participação dos fiéis e a festa do Padroeiro.
Foto(s): Lucas Lôndero/ Portal Peperi
Comentar pelo Facebook