30.04.2020 às 19:15h - Agricultura
Tiago Lázari possui um entreposto na propriedade em Linha Derrubada Alta em SJCedro e confirma que o valor do produto aumentou bastante neste mês. Mas, diferente do leite que aumentou nos mercados sem valorização ao agricultor, nesse caso o produtor também vem recebendo mais nas vendas. Ele explica que entre abril e agosto é caracterizado como período de entressafra na atividade devido a uma série de fatores, como o frio e idade das galinhas, que refletem na menor produção.
A redução chega a 50 por cento do volume habitual. O produtor esclarece que mesmo com produtividade menor de ovos as despesas são as mesmas, pois as aves demandam de alimentação e trato. Ele destaca que a dúzia está sendo vendida na faixa de sete a oito reais, conforme o mercado. Tiago afirma que esse acréscimo nada tem a ver com a pandemia ou devido à exploração por alguma parte da cadeia produtiva e da venda.
Aumento nas despesas na criação de galinhas para produção de ovos foi cerca de 40 por cento. O criador de aves em SJCedro, Tiago Lázari, afirma que nestes meses de outono e inverno o preço do ovo aumenta anualmente, mas, em 2020 houve influência significativa da alta do dólar. Ele revela que este percentual a mais de custos nas propriedades foi repassado aos mercados, que por sua vez, repassam aos clientes.
Foto(s): Arquivo Pessoal-Tiago Lazari
Comentar pelo Facebook