30.04.2018 às 15:42h - atualizado em 30.04.2018 às 20:24h - Agricultura

Casa Familiar Rural implanta projeto de cultivos experimentais com estudantes

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Casa Familiar Rural implanta projeto de cultivos experimentais com estudantes

Continua depois da publicidade

O projeto é realizado em parceria com a prefeitura, que cedeu uma área de 0.7 hectares para o desenvolvimento das atividades.

A diretora da escola, Liane Wendenburg, explica que o propósito principal do campo experimental é que os alunos aprendam a cultivar as principais culturas da nossa região, com a orientação técnica durante as atividades.

Liane comenta que a área de terra foi organizada em sete partes, e cada uma fica sob responsabilidade de um grupo com 14 alunos de todas as turmas.

Cada grupo recebeu para cultivo três hortaliças, além das variedades comuns de milho, soja, trigo, feijão e arroz, e pastagens para cobertura de solo, tanto de verão como de inverno.

As atividades no campo experimental são realizadas de forma intercalada com as aulas.

A partir da orientação dos professores, os grupos ficam responsáveis pela calagem, adubação, planejamento e pesquisa de cultivo conforme cada estação, além da colheita.

Liane Wendenburg lembra que como o projeto é educativo, e a maioria dos estudantes são menores de idades, a escola definiu que será proibido o uso de agrotóxicos. Foi liberado somente o uso do adubo químico NPK.

A diretora avalia que isso também vai exigir dos jovens maior diálogo com os familiares para identificar como eles faziam antigamente quando não havia a disponibilidade dos inseticidas.

Cada aluno terá que entregar um relatório sobre os trabalhos realizados durante a semana.

No segundo semestre serão realizados dias de campo para apresentação dos resultados entre os alunos e para a comunidade.

Foto(s): Jornei de Souza/Casa Familiar Rural

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.